terça-feira, 1 de setembro de 2009

RELATÓRIO ENVIADO PARA OBA!

 ESCOLA MUNICIPAL ORLANDO SPÍNOLA 
URANDI-BA


RELATÓRIO 

Há anos o ensino de Ciências em nossas escolas vem recebendo o mesmo tipo de crítica: não há atividades experimentais, o único recurso do professor consiste, praticamente, em "saliva e giz". Ao aluno cabe ouvir, copiar e memorizar.
Talvez a única coisa pior que esse tipo de ensino seja a sua crítica estéril. Não há nada mais enfadonho e desestimulante que a monotonia das reuniões de planejamento ou semelhantes, em que monitores, coordenadores e supervisores proclamam as excelências de um ensino ativo da experimentação como procedimento didático, do engajamento do estudante no processo ensino-aprendizagem, etc. Mas, ao final, nenhuma alternativa válida é oferecida e ao professor só resta "saliva e giz" .
Parabenizamos a OBA! Por apresentar um projeto que o aluno tem o prazer de construir. Está proposta que pode ser considerada intermediária a atividade experimental, deve sim, ser desenvolvida como foi realizada em nossa escola, a partir de um material selecionado e/ou construído pelos professores e alunos do referido educandário.
Por um lado à experiência que adquirimos através da OBA, evitamos o alto custo e o automatismo do material pronto, tradicional, pois o procedimento e a montagem de uma experiência ficaram a cargo aluno que, auxiliado pelo professor, adequamos às suas possibilidades e aos seus objetivos. Por outro lado, sabendo os objetivos das experiências que foram realizadas nesse curto período dos conteúdos astronômicos, astrológicos e energia (meio ambiente), evita-se a dispersão das atividades de redescoberta de um projeto à sua execução final, há uma ampla possibilidade para que ele exercite a sua iniciativa e criatividade. Não se trata de oferecer uma casa pré-fabricada, mas o esboço de uma planta — a construção, as dimensões, a forma, o material, o acabamento, as correções, os ajustes e o que mais houver, serão de escolha e decisão do aluno.
Não existe aqui na Escola Municipal Orlando Spínola, talvez, a beleza e o apelo emocional da redescoberta, o que, aliás, é uma característica das propostas utópicas. Mas há, em compensação, o estímulo, o sentido de realização, o orgulhoso "fui eu que fiz". Em síntese, o aluno não redescobre, mas verifica, compara, discute e, sobretudo, constrói.
A seqüência de atividades experimentais da OBA! Como pretende “muito mais ensinar de que avaliar o que o aluno já sabe sobre está ciência” e, de não promover ou acirrar a competição entre os alunos ou entre as escolas. Foi iniciado ou planejado o trabalho, tomando como ponto de partida o conteúdo programático, seguindo, em geral, a orientação de guias de acordo com o propósito dos conteúdos da olimpíada 2009, livros didáticos, bússolas, material para a construção de relógio de sol com garrafas pet, conteúdos apresentados através de data show, bolas de isopor para a construção do sistema solar, quebra cabeça etc. A partir daí é que ele procura encaixar as atividades experimentais como foi realizado com bom êxito, grande interesse, ótima participação, curiosidade, por ser também uma coisa nova que foi inserida dentro da sua convivência estudantil.
As Olimpíadas 2009 foi uma orientação prática-teórica em que se privilegia a atividade e o que ficou gravada dentro da mente dos alunos que servirão para o seu desenvolvimento intelectual presente e futuro. Entretanto, sabemos das inúmeras dificuldades que tivemos que enfrentar para repassar esses conteúdos que fizemos essa opção.
Quando fui conseguir algumas bússulas em um colégio do municipio ao chegar à escola (às vezes descobrem) caixas de material ou kits experimentais. Do treinamento, prático ou teórico, muito pouco é aplicável à rotina diária da sala de aula; do material experimental, quando há tempo e sobretudo coragem para desencaixotá-lo, fica quase sempre o espanto: "Quanta coisa!", "O que será isso?", "Para que serve aquilo?" E tudo volta às caixas e ao abandono.
Parte desse material como: 10 (dez) bússulas (para localização dos pontos cardiais), 60 bolas de isopor de diversos tamanhos (afim das atividades da OBA! os planetas), doado para às atividades do conteúdo da OBA! para duas escolas: Escola Municipal Orlando Spínola e Escola Municipal Celsa Amélia Bueno Bitone, também inserida na OBA! Após as atividades, os materiais foram sorteados entre os alunos.
Atividades:
Astronomia, Astronáutica e energia – esses conteúdos foram trabalhados com as duas escolas supracitadas. Conteúdos esses apresentados e discutidos juntos aos alunos de primeiro e segundo período. DVD em anexo.
Energia - Apresentação da carta da terra pela aluna Andressa Leão Silva. CD em anexo.
Foi trabalhado um quebra cabeça que desenvolvemos “O caminho da energia”. Cópia em anexo.
Para as atividades de energia conseguimos através do Instituto de Gestão das àguas e Clima – INGÁ – Salvador Bahia, centenas de livros como: Justíça Pelas Águas: Enfretamento ao Racismo ambiental, Direitos Ambientais, Direitos Hunanos, Carta Pelas Águas, ficou como Xodó dos Alunos o Cordel da Água, distribuímos para todos os alunos. Segue em anexo, um exemplar de cada.
Material achado que veio do céu – Segue junto ao material uma pedra que o pai de um aluno viu caindo do espaço, dizendo ele que parecia uma bola de fogo, e que caiu perto dele, deixou passar umas horas e foi até o local e encontrou esse pedaço de pedra que estamos enviando para análise e se possível envia-nos o resultado.
Fotos e vídeos das atividade e conteúdos segue também em anexo junto ao material
Inicio e fim dos tabalhos - dia 05/05/2009 a 20/05/2009:
05/06 e 07/05/2009 – Escola Municipal Celsa Amélia – Urandi-Ba, nos turnos Matutino e Vespertino - explanação dos conteúdos e atividades da OBA!
08 a 11/05/2009 - Escola Municipal Orlando Spínola - Urandi-BA, nos turnos Matutino e Vespertino - explanação dos conteúdos e atividades da OBA!
15/05//2009 – Aplicação da prova OBA!
Dia 17/05 a 20/05/2009 – correção das provas.
Temos consciência de que não serão apenas essas atividades prática-teórica e um texto capaz de modificar o panorama de ensino do nosso ensino de Ciências, mas temos fundadas esperanças de estar oferencendo um caminho, uma orientação válida neste sentido.

Atenciosamente,
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João Ezequiel Filho
Representante da OBA! Junto a
Escola Municipal Orlando Spínola

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