sábado, 19 de dezembro de 2009

ABERTURA DA CERIMÔNIA DE ENTREGA DOS CERTIFICADOS, MEDALHA E OUTRO PRÊMIOS PELA ESCOLA MUNICIPAL ORLANDO SPÍNOLA


A DIRETORA FÁTIMA FAZ ABERTURA CEREMONIAL 
DAS ENTREGAS DOS CERTIFICADOS, MEDALHA DE PRATA
E PRÊMIOS PELA ESCOLA ORLANDO SPÍNOLA


JOÃO EZEQUIEL FILHO REPRESENTANTE DA OBA! 
FAZ SEU PRONUNCIAMENTO



   Parabenizamos a OBA! Por apresentar um projeto que o aluno tem o prazer de construir. Esta proposta que pode ser considerada intermediaria a atividade experimental, deve sim, ser desenvolvida como foi realizada em nossa escola, a partir de um material selecionado e/ou construído com o auxilio do professor.


  Por um lado a experiência que adquirimos através da OBA! Evitamos o alto custo e o automatismo do material pronto, tradicional. Por outro lado, sabemos os objetivos das experiências que foram realizadas nesse curto período dos conteúdos de astronomia, Astronáutica, energia e meio ambiente.
  Evita-se a dispersão das atividades de redescoberta de um projeto a sua execução final, há uma ampla possibilidade para que ele exercite a sua iniciativa e criatividade. Não se trata de oferecer uma casa pré-fabricada, mas o esboço de uma planta – a construção, as dimensões, a forma, o material, o acabamento, as correções, os ajustes e o que mais houver. Foram de escolha do professor e os alunos.
   Não existe aqui na Escola Municipal Orlando Spínola, talvez, a beleza e apelo emocional da redescoberta, a que, alias, é uma característica das propostas utópicas. Mas há, em compensação, o estímulo, o sentido de realização, o orgulho "fui eu que fiz". Em síntese, o aluno não redescobre, mas verifica, compara, discute e, sobretudo, constrói.
  A seqüência de atividades experimentais da OBA! Como pretende "muito mais ensinar de que avaliar o que o aluno já sabe sobre esta ciência" e, de não promover ou acirrar a competição entre os alunos ou entre as escolas. Foi iniciado ou planejado o seu trabalho, tomando como ponto de partida o conteúdo programático, seguindo, em geral, a orientação de guias de acordo com o propósito dos conteúdos da olimpíada 2009.
   A partir daí o aluno procura encaixar as atividades experimentais como foi realizado com bom êxito, grande interesse, ótima participação, curiosidade, por ser também uma coisa nova que foi inserida dentro da sua convivência estudantil. As Olimpíadas 2009 foi uma orientação prática-teórica em que se privilegiaria a atividade e o que ficou gravada dentro da mente dos alunos que servirão para o seu desenvolvimento intelectual presente e futuro. Entretanto, sabemos das inúmeras dificuldades que tivemos que enfrentar para repassar esses conteúdos que fizemos essa opção.
   Quando fui conseguir algumas bússolas, em um colégio do município ao chegar à escola (às vezes descobrem) caixas de material ou kits experimentais. Do treinamento, prático ou teórico, muito pouco é aplicável a rotina diária da sala de aula; do material experimental, quando há tempo e, sobretudo coragem para desencaixotá-Io, fica quase sempre o espanto: "Quanta coisa", "o que será isso?", "Para que serve aquilo?" E tudo volta às caixas e ao abandono.
  Atividades: Astronomia, Astronáutica, energia e meio ambiente - esses conteúdos foram trabalhados e discutidos juntos aos alunos.
   As atividades de energia e meio ambiente, conseguimos através do Instituto de Gestão das águas e Clima - INGA - Salvador Bahia, centenas de livros para esse projeto.
Material achado que veio do céu - Seguiu junto ao material uma pedra que o pai de um aluno viu caindo do espaço perto dele, dizendo, ela parecia uma bola de fogo, deixou passar algumas horas e foi até a local e encontrou uma pedra que enviamos e estamos aguardando o resultado da análise.
   Fotos e vídeos das atividades e conteúdos seguiram também. Temos consciência de que não serão apenas essas atividades prática-teórica e um texto capaz de modificar o panorama do nosso ensino de ciências, más temos fundadas esperanças de estar oferecendo um caminho, uma orientação válida neste sentido.


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