sábado, 19 de dezembro de 2009

AGRADECIMENTOS


É com grande satisfação que vos falo hoje, nesta data de alegria de entrega dos certificados e medalha que coube a Escola Municipal Orlando Spínola a realizar. Não o final, mais sim o início de mais um ciclo na vida cultural, assim espero, na vida pessoal de cada um de vocês. Porque tenho a certeza de que tiveram aqui, na Escola Municipal Orlando Spínola, durante todo o ensino de Astronáutica, astronomia e Meio Ambiente, foi acrescentado mais uma base consistente dos conteúdos disciplinares que serão o arcabouço de todo o florescer intelectual de suas vidas. Porque deste educandário do Orlando levarão mais do que provas e trabalhos, levarão princípios morais, éticos, valores humanos e a compreensão da importância de Deus em suas vidas.
Não podemos, com efeito, acreditar que essas duas instâncias, a vida escolar e a vida pessoal, sejam desarticuladas. O conteúdo programático da OBA, das outras disciplinas aplicadas e a evolução interior e espiritual são partes de uma mesma coisa, de um mesmo crescimento. A metodologia aplicada foi e sempre será profundamente humanista, ou seja, a educação aqui proposta e praticada está a serviço do ser humano. Não se coloca, por isso, aquém da formação intelectual, mas além desta, visando também à formação humana. E fico muito feliz por saber que vocês, alunos do Orlando, que considero agora muito especial em minha vida, puderam contar com essa estrutura de educação no ensino fundamental.
Fiquei preocupado não só com a transmissão de conhecimento, mas fundamentalmente com a produção de um saber.
Para mim, informar é o grande objetivo de um educador, nunca colocar o aluno em uma fôrma alienante em que o pensamento crítico perde as asas. Se assim fosse, não estaríamos formando sujeitos autônomos, capazes de refletirem sobre o seu tempo e sobre si mesmos.
Agradeço cada qualidade e cada virtude em nossas aulas, que foram poucas, mas com objetivos alcançados.
Ninguém pode ser um educador se não acredita em seus alunos, porque para mim a educação é, antes de tudo, um ato de fé no outro.
O professor torce pela vitória de seus alunos nas diversas empreitadas da vida, e ao observar o sucesso daqueles que passaram por sua sala de aula, percebe que foi ele mesmo um tijolo nesta construção e aí está a melhor recompensa de um educador.
Quão importante torna-se a Escola Municipal Orlando Spínola nossa segunda casa, onde encontramos pessoas que farão parte de nossas vidas para sempre...
Desde a cozinheira, no preparo da merenda, da faxineira, que com cuidado arruma as salas, as pessoas da secretaria, professores, direção, enfim, todos os funcionários que trabalham para concretizar nossos sonhos, dos alunos e dos pais em realidade e vida. Equipe essa que se preocupa em construírem pessoas mais solidárias, autênticas, felizes e com todos os passos que trilhamos os caminhos de seres humanos iniciantes na vida educativa.
Orlando, casa sagrada; que conduz mentes humanas a serem mais fortes e perseverantes, a construírem novas formas de vida e escolha.
Agradeço a Escola (Direção, Funcionários e Professores), que lutam por uma sociedade mais soberana e justa!
Felizes somos por termos a Escola Orlando Spínola em nossas vidas!
Repartamos, então, a fatia desta deliciosa e importante tarefa de humanizar, de educar e de fazermo-nos presente na vida desses jovens. Afinal, seguindo os versos de João Cabral de Melo Neto, “Um galo sozinho não tece uma manhã, ele precisará sempre de outros galos”.
Gostaria de fazer breves agradecimentos antes de encerrar a minha fala: em primeiro lugar, a diretora por ter acreditado em meu trabalho. Agradeço também a toda a equipe de professores desse educandário que contribuíram direta ou indiretamente para a realização do projeto da OBA! e pelo carinho e preocupação da prof. Maria de Lourdes.
“Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras”. Não existem duas fogueiras iguais. Existem grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento. E gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos bobos. Não iluminam e nem queimam: mas outras incendeiam a vida com tamanha vontade, que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário